Biografia


Rabi Moshe Ben Maimon nasceu em 14 de Nisan de 4895 (ano de 1135 segundo o Calendário Gregoriano) na cidade de Córdoba na então Andaluzia, atual Espanha. O sobrenome de família não é Maimon ou Maimônides, como muitos pensam. Seu sobrenome é “Ben Ovadia” (בֵּן עֹבַדְיָה), se trata de uma família de grandes rabinos remontando até Rabi Yehudá Hanasi, segundo traz o livro Seder Hadorot.

O nome Rambam (רמב”ם) é o acróstico de seu nome, também conhecido na forma grega como Maimônides. Seu nome em árabe é  ابو عمران موسى بن ميمون بن عبد الله القرطبي الإسرائيلي (Abu Amran Musa Ben Maimon ben Abdallah al-kartabi al-israeli).

Rambam começou seus estudos com seu pai Rabi Maimon Hadayan e seguiu os estudos do rabino de seu pai Rabi Yosef Halevi Abu Migash o qual era orientado pelos decretos haláchicos de RIF, Rabi Yitzhak Alfasi. Assim podemos dizer que Rambam também seguiu os decretos de RIF, coisa que fica clara ao ver que os mesmos decretos em temas com controvérsias entre outros rabinos. Rambam também estudou matemática, filosofia e medicina chegando a escrever livros sobre estes temas. Sua dedicação maior, porém, foi aos estudos da Torá e do Talmud. A dedicação integral aos estudos de Torá foi possível graças a ajuda de seu irmão David, comerciante marítimo, que se propôs a pagar todos os custos para que seu irmão Moshe se dedicasse unicamente à Torá.

O século XII foi de tempos difíceis para os que viviam em Andaluzia. O clima de instabilidade gerado pelas conquistas árabes na região e a constante troca de sultão significava mudanças nos acordos com a comunidade judaica; o que levou com que muitas famílias judias deixassem suas vilas em busca de lugares mais tranquilos para viver. Por este motivo em 1148, quando Rambam tinha 13 anos, sua família teve que abandonar Córdoba por causa das perseguições dos Almôadas tendo uma vida migratória por 10 anos até chegarem em Fez, Marrocos. Nesta cidade encontraram um pouco de estabilidade e Rambam pode se dedicar a escrever as Explicações da Mishná e a sua célebre obra: Mishne Torá. Passados cinco anos a família Ben-Ovadia se vê novamente ameaçada pelo sultão Abd al-Mu’min e decide migrar para Israel desembarcando no porto de Ako no ano de 1165.

//pagead2.googlesyndication.com/pagead/js/adsbygoogle.js

(adsbygoogle = window.adsbygoogle || []).push({});

Em Israel, Rambam e sua família foram muito bem recebidos por Rabi Ifat Ben Elyiahu, rabino da cidade quem mateve sempre bons contatos em Rambam inclusive em consultas haláchicas. A estadia de em Israel foi curta, apenas cinco meses, mas tempo suficiente para fazer bons contatos e inclusive rezar em Har Habait (montanha do Templo) em Jerusalém e na tumba dos patriarcas em Hebron. Rambam desce para o Egito vivendo inicialmente em Alexandria depois fixou sua morada no Cairo. Aí Rambam se casou com a filha de Rabi Mishael Halevi bem Rabi Yeshaiahu Hahasid Halevi Altaka, com quem teve seu único filho Rabi Abraham Hanaguid (1186-1238). Nesta cidade Rambam assume por duas vezes a liderança da comunidade judaica do Egito.

Com a morte de seu irmão David num naufrágio em meio de sua última viagem de negócios, Rambam se vê na necessidade de se dedicar a trabalhos seculares para se sustentar. Dessa forma se dedicou à medicina alcançando fama na área a ponto de ser o médico oficial do sultão. Seus dois trabalhos, como médico e como líder da comunidade judaica do Egito e de Israel, o fizeram famoso e muito requisitado pelas demais comunidade judaicas sobre questões haláchicas e médicas.

No decorrer de sua vida Rambam nos deixou uma herança literária extraordinária sendo uma das principais fontes de consulta haláchica a qual é base para a maioria dos decretos estipulados no Shulchan Aruch. Rabi Moshe ben Maimon em 20 de Tevet de 4965 (13 de dezembro de 1204) aos 69 anos na cidade do Cairo. Segundo reza a tradição, o próprio Rambam exigiu que fosse sepultado em Israel e não no Egito, dessa forma seu corpo foi transladado para Tiberíades onde foi sepultado.

Anúncios


Categorias:Biografia

3 replies

  1. זכר צדיק וקדוש לברכה
    לחיי העולם הבא
    zekher tzadik v’kadosh livrakha,
    l’chayei ha’olam ha-ba

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: