Kitavô


כִּי תְכַלֶּה לַעְשֵׂר אֶת־כָּל־מַעְשַׂר תְּבוּאָתְךָ בַּשָּׁנָה הַשְּׁלִישִׁת שְׁנַת הַמַּעֲשֵׂר וְנָתַתָּה לַלֵּוִי לַגֵּר לַיָּתֹום וְלָאַלְמָנָה וְאָכְלוּ בִשְׁעָרֶיךָ וְשָׂבֵעו
Quando acabares de separar todos os dízimos da tua colheita no ano terceiro, que é o ano dos dízimos, então os darás ao levita, ao estrangeiro, ao órfão e à viúva, para que comam dentro das tuas portas, e se fartem;
Devarim 26:12

A entrega dos dízimos muito embora tida como uma obrigação social, visto sua funcionalidade e alcance dos carentes, ela é parte de uma declaração de agradecimento e compromisso de cumprimento das mitzvot. Como está escrito em Leis do Segundo Dízimo 11:1: “Mandamento positivo expressar gratidão diante de Hashem depois de retirar todos os presentes da semente da terra; isto é chamado de declaração do dízimo (viduei maaser)”.

Neste mês de Elul, e até Yom Kipur, estamos todos dedicados a teshuvá nos arrependendo de nossos pecados e lapidando nosso caráter para que tenhamos uma vida plena e abundante em Hashem. Nesta Teshuvá devemos fazer “vidui devarim” onde confessamos, ou declaramos, a Hashem os maus atos que cometemos e nos arrependemos deles para que possamos receber o perdão de nossos pecados e alcançarmos os benefícios da Ressurreição e do Mundo Vindouro (Leis do Arrependimento Capítulo 1).

A santidade da Terra de Israel e a grande importância de ajudar o próximo nos leva a fazer a mesma ação, porém em sentido contrário. Ao apresentar os dízimos em Mincha do último dia de Pessach fazemos o “vidui maaser” (Devarim 26:13-15) onde declaramos que sim lembramos das mitzvot, que sim as cumprimos e não as desrespeitamos, e que trazemos nossa gratidão a fim de beneficiar não a nós mesmos, mas ao levita, ao estrangeiro, à viúva e ao órfão.

Encontramos aqui um choque de santidades entre a santidade do Baal Teshuvá e a santidade do Baal Todá. O paradoxo de vetores contrários que levam à mesma direção: Kedushá. Isso é extraordinário!

Shabat Shalom!

Anúncios


Categorias:Parashá com Rambam

Etiquetas:, , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: