Rabino Joseph Haïm Sitruk (יוסף חיים סיטרוק). Nasceu em 6 de outubro de 1944 e faleceu hoje, 25 de setembro de 2016) era um ex-rabino-chefe da França, cargo que ocupou a partir de Junho de 1987 a 22 de junho de 2008. Nascido Joseph Sitruk em Tunis, depois de sofrer um acidente vascular cerebral em 2001 e recuperando acrescentou o nome de “Haim” ao seu nome, de acordo com a tradição judaica.
Graduou-se como um rabino, em 1970, seguindo os seus estudos em uma escola rabínica, e foi nomeado rabino de Estrasburgo antes de se tornar o assistente do rabino-chefe Max Warchawski.
Em 1975, Joseph Sitruk tornou-se rabino-chefe de Marselha. Em 1987 ele foi eleito para ocupar o cargo de rabino-chefe da França. Ele então foi reeleito para mais dois 7 anos termos. Ele era casado e pai de 9 filhos. Ele também foi o presidente da Conferência de Rabinos europeus.
Em 16 de março de 2007, ele foi selecionado como um comandante da Legião de Honra.
Ele perdeu sua oferta para a reeleição como rabino-chefe da França em 22 de Junho de 2008, contra o rabino Gilles Bernheim, que já havia executado contra ele sobre as eleições Rabinato Chefe 1994 e falhou.
Ele era ortodoxo. Embora ele não pode ser titular de autoridade religiosa e moral sobre todos os judeus na França, seu carisma lhe rendeu uma certa reverência, especialmente entre os judeus sefarditas.
A levaia acontece agora em Jerusalém. O sepultamento será no cemitério do Monte das Oliveiras. Acompanhe ao vivo:
Categorias:Notícias
Deixe uma Resposta