Uma vez entendido que a mitzvá é a confissão mas que apenas com todo o processo composto de Arrependimento, confissão e compromisso é que se tem o perdão. Agora vamos entender como se dá o perdão e em quais condições e em que momento se é dado.
Gostou? Compartilhe! Tem dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários!
Categorias:Leis de Teshuvá
Baruch Hashem
GostarLiked by 1 person
A minha dúvida é,como saber que a pessoa no último momento de vida fez verdadeira teshuvá se ela não terá oportunidade de mostrar se verdadeiramente se arrependeu?
GostarLiked by 1 person
Shalom Pedro,
Na verdade não há a necessidade de uma manifestação da Teshuvá. Quando Rambam traz no capítulo 2 que se uma Teshuvá completa se dá mediante a uma prova, isto é apenas para ensinar àqueles que fazem teshuvá como saber que realmente venceram seus desejos e instintos. Mas isso não é obrigatório. Neste mesmo capítulo Rambam ensina que Hashem mesmo será a testemunha de que os que realmente se arrependem não mais retornarão ao mesmo erro.
GostarGostar
Veremos no capítulo 2 que para se evidenciar uma Teshuvá verdadeira não se necessita nenhuma demonstração. Somente para o caso da Teshuvá Gemurá, completa, Rambam traz a necessidade de uma prova como uma forma de mostrar ao próprio indivíduo de que ele há se superado.
GostarGostar