Por que D’us escolheu a Noach e a Abrão?


No transcurso da história de Am Israel vemos grandes homens e mulheres se levantarem em nome de Hashem, abençoado seja, em defesa do povo e da Torá. O Tanach nos relata sobre os profetas que recebia de Hashem sua mensagem e revelação de sua vontade e as transmitia ao povo e lutava contra a idolatria. Nas ultimas parashiot vimos o caso de dois homens os quais D’us selecionou para firmar com eles um pacto que perpetuaria por toda a eternidade. São eles Noach e Abrão.

Nos tempos de Noach a sociedade era corrupta e violenta. A maldade e a degeneração tomavam conta dos homens a ponto de não restar ninguém mais que pudesse salvar aquela geração a parte de Noach e sua família. Nos tempos de Abrão a idolatria era predominante e quase já não restava quem conhecesse a Hashem e o reconhecesse como D’us único. Por que estes homens foram tomados a parte para uma aliança? Se D’us os escolheu tiveram eles opção de dizer não?

A Torá não nos revela muito sobre a vida destes homens antes de serem separados para a aliança, mas vemos o grande nível que eles alcançaram. Refiro-me ao nível de receber revelações de D’us. Hoje qualquer um usando um colar de ossos, um cocar, chocalho ou paletó diz receber profecias e se crê ou faz os outros crerem ser profeta. Tudo isso é charlatanismo ou problemas mentais de uma alienação psicótica religiosa. Estamos falando de homens com um nível espiritual, intelectual e físico incomparavelmente elevado.

Muita gente crê que D’us elege uma determinada pessoa dotada de boas qualidades e fé (para muitos outros nem mesmo isso se faz necessário podendo qualquer um ser escolhido) para uma missão independente se ela quis ou buscou, e nem mesmo lhe é dada a opção do livre arbítrio. D’us passa a ser um tirano ditador onde diz: “você vai ou será castigado”. Independente se o indivíduo é inteligente ou ignorante pois o fator principal é ser uma boa pessoa.

Há pessoas que possuem o dom para os negócios, mas se ele nunca se dedicar ao comércio esse dom jamais será revelado. Há outros, por exemplo, com o dom para cantar, mas se não se dedicar e aperfeiçoar poderá ter uma voz bonita, mas nunca terá um canto trabalhado. A profecia, por sua vez, é um dom que não é distribuído a qualquer um como números de cartelas de bingo. Muito menos não se chega a ser profeta sem antes ter um preparo. Os sábios nos ensinam que “a profecia não é dada a não ser àquele que é sábio, forte e rico” (Shabat 72a; Nedarim 38a; Rambam, Yesodot Hatorá 7:1).

Portanto aquele que deseja alcançar o nível de profeta deve se preparar e dedicar sua vida a isso para que tenha os critérios que o permitiram chegar a tal nível. Ser rico, satisfeito com o que tem sem necessitar de ninguém. Ser forte e dominar suas más inclinações se transformando em uma pessoa de boas qualidades. Sábio, buscando a sabedoria que nos aproxima de Hashem, o conhecimento da Torá. Somente chegando a este nível de aproximação de Hashem e de busca de sua verdade era que estaria apto para receber de Hashem o dom da profecia segundo Sua vontade.

Daí vemos que não é porque D’us escolheu a Noach, Abrão e aos demais grandes líderes do povo judeu, mas que estes o buscaram primeiro e o encontraram. Somente depois de que buscaram a Hashem e se conectaram a Ele por meio do estudo, guardando as mitzvot e lapidando o caráter é que puderam ser agraciados pela profecia e escolhidos para as missões que lhes foram dadas. Agora podemos entender porque Hashem mesmo testemunha a favor de Noach dizendo “te vi justo diante de mim”; e sobre Abraham que diz: “porque eu o conheci, e ordenará a seus filhos e a sua casa”; para nos mostrar que antes eles trilhavam o caminho que os levaria a sua eleição.

Daqui por diante vamos seguir estudando as parashiot e as histórias do Tanach e daremos conta que somente aqueles que se destacaram por uma vida de dedicação foram separados para o serviço divino.

Anúncios


Categorias:emuná

Etiquetas:, , , ,

2 replies

  1. CALEB MUITO BOM TENHO APRENDIDO MUITO COM SEUS TEXTOS… HAVERIA ALGUM GRUPO DE ESTUDO PELO WHATSAP(FERRAMENTA QUE MAIS ACESSO)?! CASO TENHAS E PUDERES ME INSERIR AO MESMO AGRADEÇO. (83) 98844-3904.

    ________________________________

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: