Entre a Realidade e a Imaginação


Por Refuá Shelema de Shoshana bat Mazal

No decorrer de todo o Sefer Torá que leremos completamente este ano, veremos muitas ocasiões onde Hashem ou anjos se revelam fisicamente aos profetas. Visões, diálogos, briga e refeições serão vistas principalmente no Tanach onde vemos a vida dos profetas.

Na parashá desta semana, Vaerá, vemos o primeiro contato visual entre o homem e a divindade após a expulsão do Éden. Abraham, após passados dois dias de sua autocircuncisão, sentou-se à entrada de sua tenda por causa do calor naquele dia e avistou três homens que se aproximavam. Estes três homens foram na verdade três anjos (a saber: Michael, Gabriel e Rafael) que vieram trazer-lhe a cura, a profecia do advento de Yitzhak, seu filho com Sara, e o anúncio da destruição de Sidom e Amorá.

Por este texto houve grande discussão entre os sábios principalmente entre Rambam (Maimônides) e Ramban (Nachmânides). Teria este diálogo visual e toda as experiências dos profetas sido uma experiência ocorrida em nosso plano físico sendo recebida por todas as faculdades mentais de um profeta, ou todas estas revelações seriam transmitidas a eles em um estado de inconsciência sendo as visões produzidas no imaginário?

portal

Ramban defende a unhas e dentes que as revelações, todas elas, foram manifestadas em nosso plano físico sendo percebidas pelos profetas em consciência. Inclusive questiona aos contrários sobre como seria possível que uma revelação no imaginário pudesse ferir a Yaakov fisicamente a ponto de tal ferimento se transformar no costume de não se comer a carne com seu nervo ciático, virando Halachá com a entrega da Torá.

Rambam diz que não. Toda visão e experiência aparentemente física, até mesmo apenas escutar a voz ou que se fale ao coração do profeta, todas elas foram recebidas (e só pode ser assim) em um estado de inconsciência total, sem qualquer domínio sobre qualquer que seja a faculdade humana. A única exceção é a revelação de Moshê Rabeinu, pai de todos os profetas anteriores e posteriores, que recebeu sua profecia conscientemente, sobe domínios de todas suas faculdades mentais e inclusive quando ele mesmo quis ter tal experiência. Rambam se apoia na própria Torá quando ela diz:

“…se entre vós houver profeta, eu, Hashem, em visão a ele me farei conhecer, em sonhos falarei com ele
Não é assim com o meu servo Moisés que é fiel em toda a minha casaBoca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a semelhança de Hashem…”

Bamidbar 12:6-8

Rambam toma este pasuk ao pé da letra e o aplica a todos os profetas. Inclusive a Am Israel que aos pés do monte Sinai não viu nada além do que nuvens sobre a montanha e toda a revelação da Torá, sons de Shofar e a voz de Hashem escutada por todos ao começar a recitação dos Dez Mandamentos.

Esta questão não foi definida halachicamente e encontramos poskim que defendem como Ramban e outros como Rambam. Independente da forma, o importante é saber que sim Hashem falou com os profetas e se deve crer em suas revelações pois são verdades que guardam ainda mais verdades por trás de suas palavras.

Shabat Shalom

Anúncios


Categorias:Parashá com Rambam

Etiquetas:, ,

4 replies

  1. então Ló sonhou com dois anjos e no dia seguinte do sonho fugiu das mediações? Difícil entender isso!

    Liked by 1 person

    • Segundo a opinião de Maimônides, sim. Pois Rambam toma os passukim em Bamidbar 12:6-8 como base da fé na profecia. Portanto, uma vez que Hashem mesmo diz que “em visão a ele me farei conhecer, em sonhos falarei com ele” e que só com Moshe se revela face a face, Rambam toma isso como regra para todos os profetas., anteriores e posteriores a Moshe.

      Gostar

Trackbacks

  1. Talmud Torá Capítulo 5 – Café Rambam | קפה רמב"ם
  2. Bilam, o profeta – Café Rambam | קפה רמב"ם

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: