Mitzvá 04 – Temer a D’us


A Quarta MitzváCorresponde ao mandamento do qual estamos obrigados a crer no temor ao Altíssimo e em sua reverência, e não estar cômodo e seguro de si, mas esperar a vinda de seu castigo, bendito Seja, a qualquer momento. E isso é o que se diz a respeito do Altíssimo: “e a Hashem teu D’us temerás” (Devarim 6:13).

Na Guemará Sanhedrin 56a discute o versículo: “E aquele que profanar o nome de Hashem certamente morrerá” (Vaikrá 24:16). E explicaram [com outro versículo] dizendo: “…os quais foram declarados pelos nomes” (Bamidbar 1:17) e alertarás por “e a Hashem teu D’us temerás”? Ou seja, “profanar o nome de Hashem” significa pronunciar o Nome divino apenas e não abençoar. Então se pergunta: que pecado há nisso? Que está menosprezando o temor, pois de temor divino se entende que não se deve pronunciar Seu Nome em vão.

Há uma outra opinião contrária a respeito e diz: “primeiro, o Nome deveria ser profanado pelo Nome, e aqui não procede”. Ou seja, o Nome teria que ser profanado [que Hashem nos livre] de fato como em “castigue Yosi a Yosi”. E mais, temos uma advertência por uma mitzvá positiva o que não se considera uma advertência. Quando se diz “alertarás por ‘e a Hashem teu D’us temerás'” não se considera uma advertência por se tratar de um mandamento positivo e não há advertências por mandamentos positivos.

Assim se esclarece que “e a Hashem teu D’us temerás” é uma mitzvá positiva.

Anúncios


Categorias:Sefer Hamitzvot

Etiquetas:, , , , ,

1 reply

Trackbacks

  1. O Medo e a Angústia de Yaakov – Portal Judaico

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: