A Beleza de Adam Harishon


.
Como podemos saber que quando se fala de Adam Harishon refere-se a alguém que se elevou em conhecimento, e não de alguém criado em nível espiritual acima dos demais? Traz a Guemará em Baba Metzia 84a a relação dos mais belos (em conheimento) de Jerusalém como introdução para se falar da beleza de Rabi Yochanan. Nela encontramos uma pista de que a busca pelo conhecimento divino nos eleva ante os demais nos agraciando com a beleza da Torá.
“A beleza de Rav Kahena é uma sombra se comparada a beleza de Rav Abahu. A de Rav Abahu é uma sombra se comparada a de Yaakov Avinu. A de Yaakov Avinu é uma sombra se comparada a de Adam Harishon”.
Rav Kahena foi aluno de Rav. Sua busca por aprender Torá foi tão intensa que chegou a ir além do que a razão comum permitiria. Rav Kahena foi quem se escondeu de baixo da cama de Rav quando este ia ter relações com sua esposa. Ao dar-se conta de que alguém estaria aí o descobriu e perguntou o que fazia? Responde Rav Kahena: “isso também é Torá e necessito aprender!” (Berachot 62a).
Rav Abahu foi rosh da yeshiva de Cesaréia. Seu conhecimento da Torá foi reconhecido por toda sua geração e se estendeu às posteriores. Exímio conhecedor da Halachá, é dele que aprendemos a ordem dos toques do shofar em Rosh Hashaná (Rosh Hashaná 34a). Famoso drashan a ponto dos alunos deixarem as aulas de Halachá de Rav Chaie bar Aba para irem escutar sua drashá sobre hagadá (Sota 40a). Era um emissário divino para aproximar as pessoas à Torá tirando-as da idolatria e do equívoco. Foi ele quem disse que a uma escrava cananéia na Terra de Israel se tem garantido sua parte no Mundo Vindouro (Ketubot 111a).
Yaakov Avinu era puro e vivia nas tendas de Shem e Shet estudando Torá (Bereshit 25:27). Mesmo tendo que viver na casa de seu tio Lavan não se contaminou com sua perversidade. A necessidade de Yaakov em se manter na vontade Divina era seu maior temor (leia artigo a respeito aqui).
A Guemará nos ensina que a beleza de Adam Harishon está por em cima de todos estes. O nível de conhecimento que alcançou o permitiu estar no Gan Éden, o que representa a maior aproximação que alguém pode ter de Hashem. De Adam Harishon parte a linhagem dos conhecedores que permitiu o surgimento dos sábios, filósofos, mestres, cientistas etc. Todo o conhecimento que temos hoje vem da fonte que Adam Harishon nos abriu.
Anúncios


Categorias:emuná

Etiquetas:, , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: