Mitzvá 05 – Rezar


A Quinta Mitzvá – Corresponde ao mandamento do qual estamos obrigados a servir ao Altíssimo. Por diversas vezes este mandamento foi repetido: “e servireis a Hashem vosso D’us” (Shemot 23:25); “e a Ele servirão” (Devarim 13:5); “e a Ele servirás” (Devarim 6:13); “e o servireis” (Devarim 11:13). E mesmo que esta ordenança também faça parte das ordenanças gerais, como explicamos na quarta regra1 , há nela uma particularidade que é a ordenança sobre a oração.

Segundo o Sifrei: “e o servireis” esta é a oração. E acrescentaram dizendo: “e o servireis” este é o estudo. Nos ensinamentos de Rabi Eliezer filho de Rabi Yosei, o galileu, se diz: “de onde se conta a oração com os (613) mandamentos? Daqui: “A Hashem seu D’us temerás e a Ele servirás” (Devarim 3:13). E disseram: “O servirão através de sua Torá e através de seu Santuário” – a intenção é trazer para rezar nele e direcionado a ele, como explicou o rei Shlomo (Melachim 1 8:28-30).

__________________

1  A “quarta regra” determina que não se conta como um mandamento pertencente aos 613 mandamentos da Torá as ordenanças gerais, as quais não especificam uma ação concreta, mas indicam à guarda de outra mitzvá, por exemplo: “as minhas leis guardarão” (Vaikra 19:19).

Anúncios


Categorias:Sefer Hamitzvot

Etiquetas:, , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: