Bnei Noach não há em nossos dias?


perguntas-e-respostas

Recebi a seguinte pergunta de Adnaldo Albuquerque do Rio de Janeiro:

“Gostaria que me tirasse uma dúvida sobre noachides, ouvi de um rabino, que segundo Rambam, nos dias de hoje não pode haver noachides e que isso tem a ver com yovelim e com o beit, você pode me tirar essa dúvida?”

Resposta:

Caro Adnaldo, Shalom.

Talvez se tenha entendido mal, pois Rambam em nenhum momento escreveu que não houvesse Bnei Noach em nosso dias.

A questão nos obriga a uma pergunta reflexiva: Se segundo a massóret (tadição) yehudí estas sete leis foram entregues a Noach (Noé) cerca de 1500 anos antes da entrada do povo em Canaã. Sendo assim, como pode que tais leis sejam dependentes de Shanat Yovel (Ano do Jubileu) e do Templo? E se há alguma relação, a que se refere?

Em torno da questão dos Noachides há dois conceitos na Halachá:

1 – Ben Noach: aquele que aceita as 7 leis de Noach conforme ensinadas pelos sábios crendo que as mesmas foram dadas por D’us a Noach e reveladas a Moshe Rabenu.

2 – Ger Toshav: trata-se do ben noach que habita na Terra de Israel.

Ben Noach é uma condição possível a qualquer pessoa a qualquer tempo e que não necessita da aprovação ou reconhecimento de ninguém, nem rabino nem instituição ou membros da comunidade judaica ou noahide.

“Todo aquele que recebe as sete leis e se dedica em cumprí-las, dessa forma é um dos justos das nações e tem parte no Mundo Vindouro. Mas para aquele que as recebe por haverem ordenadas por D’us, abençoado seja, e foram sabidas por meio de Moshe, nosso mestre, que os filhos de Noah desde antes estavam ordenados sobre elas“. Mishne Tora, Leis dos Reis e das Guerras 8:11)

Depois de dito isso Rambam dedica mais dois capítulos sobre as leis de Bnei Noach e não menciona nada a respeito de Shanat Yovel nem de Sanhedrin e nem de Templo.

Quando Israel tem o domínio sobre sua terra é proibido que se vivam nela idólatras. No cado de haverem idólatras eles devem escolher entre aceitar as sete leis de Noach ou partir. O Ger Toshav, por sua vez, é o Ben Noach que por qualquer que seja o motivo vive na Terra de Israel para este indivíduo traz a guemará Arachin 29a que quando não se acostuma sobre as leis de Yovel não se recebe Ger Toshav. E esta é a opinião de Rambam:

“Quem é o Ger Toshav? É o idólatra que recebeu [a mitzvá] de não praticar avodá zará [idolatria] juntamente com as demais leis das quais foram obrigados os filhos de Noach. E que não se tenha circuncidado e nem emergido [na mikve]. A este se recebe dentre os justo das nações. E por que se o chama de Toshav? Porque está permitido habitar conosco em Eretz Israel… E não se recebe Ger Toshav, a não ser nos tempos em que o Yovel é praticado. Porém, nos tempos atuais, inclusive que tenha recebido toda a Torá com exceção de um detalhe, não se o recebe”  (Mishne Tora, Leis das relações proibidas 14:7,8)

E qual a relação de Shanat Yovel com o permisso de viver em Israel? As terras em Israel (halachicamente falando) não podem deixar de pertencer aos seus donos originais. Dessa forma toda transação de propriedades é feita de forma temporal até a chegada do ano Yovel, onde se expiram os contratos e as propriedades regressam aos seus donos originais. O Ger Toshav não pode adquirir terras de forma permanente, por isso sua aceitação depende da prática de Yovel – Explicação Rav Kapach.

No que se refere ao Templo, sua falta não impede que se tenha Guer Toshav, apenas que as penalidades para os casos de infração não são apelicadas pois dependem do Sanhedrin estar instalado em seu devido lugar.

Sheihiu Beruchim!

Anúncios


Categorias:Perguntas e Respostas

Etiquetas:, , ,

2 replies

  1. Além de todo o explanado acima, ainda faltou mencionar que o Maimônides disse claramente que a aceitação dessas leis se aplica “a qualquer lugar”, ou seja, não somente em Israel, e portanto, não somente na época do templo (8:10).

    Por outro lado, sejamos justos de que apesar do equívoco do rabino sobre a existência de Bnei Noach em nossos dias, quanto a questão do Shabat, ele foi incrivelmente direto e absolutamente preciso.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: