As Velas de Yom Tov


shs

As mulheres têm um papel importante nos dias solenes: estrea-los com Luz!

Aprendemos de Rambam que há a mitzvá de acender as velas de Shabat com Berachá (Leis de Shabat 5:1). Esta mitzvá foi estipulada pelos sábios em que se deve acender duas velas para “oneg Shabat” – deleite do shabat e por honra do Shabat. Ter satisfação ou deleitar no Shabat por meio velas se dá por meio do estudo, por não tropeçar, por iluminar a casa (Tosefta Shabat 25b). Outra razão é por shalom bait, paz no lar, evitando discussões por tropeçar-se e por proporcionar momentos de intimidade ao casal.

Rambam não faz qualquer menção direta ao acendimento de velas em Yom Tov. Porém se aprende de Rabenu que sim há que acender as velas. Em Leis de Yom Tov 6:16 diz Rambam que assim como é mitzvá honrar e deleitar-se em Shabat assim também é nos Yamim Tovim e em todos os dias que são chamados de Santos. Sendo assim, uma vez que as velas devem ser acesas para o deleite do Shabat, também em Yom Tov deve-se acender as velas, uma vez que também há que ter satisfação nele.

Diferente das velas de Shabat, as velas de Yom Tov têm tem um tempo mais flexível para seu acendimento. O momento ideal é igualmente ao acendimento das velas de shabat, ou seja, antes da shekiá (por-do-sol), pois este é o exato momento do início da festa. Contudo, como em Yom Tov está permitido transportar e acender fogo a partir de uma chama acesa anteriormente à festa, há mulheres que se acostumaram a acender as velas antes da seudá (refeição). Para quem se acostuma assim é importante ter a atenção de não acender um fogo novo, mas transportar desde um fogo previamente aceso.

Assim como em Shabat, as velas devem ser acesas no lugar onde se vá realizar a seudá para que se faça uso e se tenha proveito de sua luz. Para atender com este preceito é que as santas mulheres ashkenaziot acendem suas velas sobre a mesa de jantar onde serão servidas as refeições.

Traz o Shulchan Aruch nas leis de Shabat 263:5 que há que abençoar pelas velas de Shabat e também pelas velas de Yom Tov. E assim, se acostumou a maioria de Israel. Há dois costumes para a recitação da berachá: Segundo alguns poskim deve-se primeiro acender as velas e logo em seguida recitar a berachá. Assim legislam porque entendem que no exato momento da recitação da berachá se recebe a santidade do Shabat e já não poderia acender fogo. O mesmo se costumou para os Yamim Tovim (Halachot Guedolot). Assim se acostumaram tanto ashkenazim como alguns sefaradim, como é o caso das marroquinas que também acendem as velas antes de recitar a berachá (Mahzik Berachá 263:4; Ben Ish Chai, ano 3, Noach 8)

O outro costme é segundo o psak halachá de Rambam onde para toda mitzvá a berachá antecede a ação. Dessa forma em Shabat, e consequentemente em Yom Tov (falaremos mais sobre isso na continuação) deve-se primeiro recitar a berachá e logo acender as velas. (Rambam Shabat 5:1; Shulchan Aruch, O. Chaim 263:5; Yevia Omer 2:16). Neste caso, não se recebe a santidade do dia apenas com a berachá, mas com a conclusão de toda a ação. Dessa forma, ainda que o fósforo se apague se pode acender outro e com ele acender as velas.

Contudo, Rambam não faz nenhuma menção no que se refere a berachá para as velas de Yom Tov. Isso porque há uma discussão se deve ou não recitar a benção. A maioria dos poskim defendem que sim há que recitar a benção, se apoiando em Hagaot Maimoni com base em Yerushalmi. Dessa forma determina o Shulchan Aruch (O. 263) e a maioria dos poskim se acotumando, assim, a maioria de Am Israel.

Contudo há poskim que não legislam assim, uma vez que nem mesmo nas leis das berachot Rambam não trouxe a fórmula para esta bênção, assim opina, por exemplo, Rav Kapach ztz”l como costume yemenita de não recitar esta berachá, conforme psak din de Mahari”tz (Harav Yiḥyah Salaḥ, Yemen, século XVIII – XIX). Traz Mishná Berurá, em nome de Rabi Akiva Eiguer, que nos lugares onde não se acostumaram recitar não deve força-los a mudar seu costume.

Porém há uma outra questão muito séria que deve ser levada em conta. Os sábios determinaram que se deve exaltar a D’us, abençoado seja, pela alegria das festas. Dessa forma em todo Yom Tov se deve recitar a berachá “shehecheianu” como forma de agradecimento e louvor. Acostuma-se a recitar esta berachá no momento do kidush da noite pois neste momento se regozija da festa. Porém, muitas mulheres se acostumaram a recitar esta berachá no momento do acendimento das velas como forma de adicionar uma berachá para si justamente no momento em que elas recebem a santidade da festa.

O costume Sefaradi é que as mulheres se apoiem na berachá recitada por seus maridos, ou pais, no momento do kidush. Porém há aquelas que querem recitar a berachá por si mesmas e isso está permitido (Mishná Berurá 263:23). Contudo, é importante ter muita atenção e colocar suas cavanot (intenções) na festa e não nas velas. Se por um acaso se recita a berachá de shehecheianu pelas velas esta berachá será em vão e comete um pecado gravíssivo de envocar o Santo Nome do Eterno em vão, has vehalila.

Em Yom Kipur isso é mais suscetivel pois não há kidush e a berachá de shehecheiano é recitada no beit haknesset. Há o costume sefaradi dos homens não colocarem a cavaná latzet midei hová (intenção de se isentar da obrigação) na berachá recitada na sinagoga para a recitarem em casa para, assim, liberar suas esposas e filhos da obrigação. Porém, há aqueles que se esquecem e sua familia fica sem recitar a berachá, Para evitar isso as mulheres também sefaradiot se acostumaram em Yom Kipur recitar a berachá com o acendimento das velas.

Portanto, santas mulheres, caso queiram recitar a berchá de shehecheianu por si mesmas no momento do acendimento das velas, põam a intenção na festa solamente.

Anúncios


Categorias:Curiosidades, Festas, Leis, Shabat

Etiquetas:, , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: