Rabi David Hanagid


640px-Keverambam

Túmulo de Rambam e de Rabi David Hanaguid em Tiberíades

No dia 1 de Elul de 5060 falece o terceiro Grão Rabino do Egito na sucessão de Rambam, seu neto Rabi David Maimon, Hanaguid ztz”l. Rabi David foi filho de Rabi Abraham ben Maimon, filho de Rabi Moshe ben Maimon, Rambam.

Rabi David assumiu a Rabanut do Egito seguindo os passos de seu pai e de seu avô. Porém se levantaram disputas na comunidade e com elas a não aceitação de Rabi David como Grão Rabino o que o fez deixar o cargo por duas vezes, sendo na segunda deixando o país para viver em Akko, Norte de Israel, no ano de 1285. Aí trabalhou na defesa do livro mais polêmico de seu avô, o Morê Nevuchim (Guia dos Perplexos).

Ajude o Café Rambam a seguir publicando, adquira nossos produtos

Ajude o Café Rambam a seguir publicando, adquira nossos produtos

Meguilat Ester Sefaradi

Meguilat Ester Kesherá, 21 linhas 28cm em pergaminho. Meguilá kesherá para leitura pública na sinagoga. Apenas uma em estoque. Consultar disponibilidade pelo e-mail info@caferambam.com antes de executar a compra. PREÇO NÃO INLCUI ENVIO.

2.650,00 ₪

Depois da queima dos escritos de Rambam em 1233 e da queima do Talmud em 1244, alunos de Rabi Yechiel de Pariz subiram a viver em Israel como parte da aliya dos Baalei Tosafot. Instalaram-se em Akko e se levantou Rabi Shlomo Petit Hatzarfati como seu rabino principal. Este iniciou uma campanha contra o livro More Nevuchim e fez gezerá contra seu estudo a ponto de decretar seu cherem (excumunhão). Rabi David Hanaguid se levantou em defesa da obra e do nome de seu avô conseguindo do Rabinato de Damasco a expedição de cherem contra Rabi Shlomo Hatzarfati emitida por Rabi David ben Daniel, Rosh Hagaluiot de Israel[1], no ano de 1288.

טבריה-רבי_דוד_הנגיד_נכד_הרמבם_1

 

Depois do êxito em defender a memória de seu avô, Rabi David Hanaguid voltou ao Egito falecendo cinco anos depois. Foi enterrado junto ao seu avô em Tiberíades. No ano de 1922 foi encontrada sua lápide que dizia: “este é o túmulo de Rabi David neto de Rabeinu Hagaon Moshê bem Rabeinu Maimon nosso mestre luz do exílio

Três livros foram atribuídos a Rabi David ben Maimon:

  1. Midrash David, explicação dos livros Bereshit e Shemot;
  2. Midrash David, explicação de Pirkei Avot; e
  3. Explicação ao livro Nevuat Haieled.

 


[1] Título em referência ao de Rosh Hagolá que se iniciou com os sábios de Babilônia desde o Primeiro Exílio. Os rabanim que levavam esse título eram descendentes do rei Yehoakhim. O título foi extinto no século VIII em virtude de disputas e pela nomeação de abastados que não eram talmidei chachamim.

23782277_892504310926387_1943949415_n

Anúncios


Categorias:Biografia, Curiosidades, Uncategorized

Etiquetas:, , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: