Shaatnez – de Proibição a Obrigação


blue_ridge_blues_grande

A parasha Tetzave se dedica completamente sobre os cohanim (sacerdotes), desde suas vestes até o mizbeach, principal local de trabalho. Vimos anteriormente que os primogênitos ofereceram sacrifícios em nome de todo o povo antes da entrega da Torá. Como sabido até então, seriam eles os escolhidos para servirem a Hashem em seu Templo. Muitos se perguntam porque Arão e seus filhos são escolhidos nesta parashá. Dois fatos devemos levar em conta: que a escolha não foi aleatória e que o relato desta parashá não atende a ordem cronológica, sendo antecipado. Os mandamentos relacionados aqui foram entregues depois do pecado do bezerro de ouro. Depois deste fatal incidente Hashem escolhe a uma outra casta como sacerdote no lugar dos primogênitos e ordena a Moisés que aproxime a si Arão seus filhos, Nadav, Avihu, Elazar e Itamar, para que sejam cohanim e que lhes sejam confeccionadas roupas para honra e glória[1].

Há muita coisa interessante nas roupas dos cohanim que nos geram muitas perguntas. Poderíamos nos perguntar porque a necessidade delas. Ou o porquê dos elementos. Qual o elemento mais importante, etc. Mas vamos abordar hoje sobre três peças de roupas que possuem uma composição inusitada: a mistura de Lã e Linho.

Mezuzah Sefaradi

Kesherá y Mehuderete

130,00 ₪

Adquira esta Mezuzá por PagSeguro, Clique Aqui!

Há um mandamento da Torá que nos ordena a não vestir uma roupa composta de lã e linho. Esta mitzvá é chamada de Shaatnez por assim ser mencionada na Torá[2]:

לֹא תִלְבַּשׁ שַׁעַטְנֵז צֶמֶר וּפִשְׁתִּים יַחְדָּו

Não vestirás Shaatnez, lã e linho juntos

Contudo vemos nas roupas dos cohanim notamos a presença dessa mistura proibida de elementos. Então nos perguntamos: como é que a todo o povo está proibido e justamente aos cohanim é obrigatório usar Shaatnez? E para dificultar ainda mais a questão podemos trazer a opinião de Rambam em Sefer Hamitzvot que nos sugere que o significado da proibição seria para nos distanciar dos costumes idólatras, pois assim explica Rambam: “nos adverte sobre o vestir uma roupa confeccionada com lã e linho como vestiam os sacerdotes de idolatria naquele tempo”[3]. Se tratando de uma proibição por costume de sacerdotes idólatras, como poderia ser que os sacerdotes de Hashem estariam obrigados a usar tais roupas?

Tefilin Peshutim BAR-MITZVA

Tefilim Kasher leBracha Peshutim para Bar Mitzvá

R$1.340,00

Adquira estes Tefilin parcelando no PagSeguro, Clique Aqui!

Duas vezes a Torá nos ordena sobre a proibição de vestir uma roupa onde haja a mistura de lã com linho. Um foi citado acima e o segundo diz:

אֶת חֻקֹּתַי תִּשְׁמֹרוּ בְּהֶמְתְּךָ לֹא תַרְבִּיעַ כִּלְאַיִם שָׂדְךָ לֹא תִזְרַע כִּלְאָיִם וּבֶגֶד כִּלְאַיִם שַׁעַטְנֵז לֹא יַעֲלֶה עָלֶיךָ

Guardarás os meus estatutos; não aumentarás seus animais por mistura de espécies; no teu campo não semearás mistura de espécies, e roupas com mistura de espécies shaatnez não colocarás sobre ti[4].

Não se encontrou um significado para a palavra Shaatnez, explicam os sábios se tratar de um acróstico שוע טווי ונוז (misturado, feito em fio, tecido)[5]. Todas estas três formas são proibidas para a produção de roupas com a mistura de lã e linho.

Os cohanim são ordenados a usarem três uniformes sacerdotais: traje de cohen comum, traje de cohen gadol para uso nos serviços diários; e outro mais, completamente branco, para vestir no Yom Kipur. Dentre as peças desses uniformes três possuem kilaim (mistura proibida), como está escrito na Torá “E tomarão o ouro, e o azul, e a púrpura, e o carmesim, e o linho fino”[6]:

  1. Avnet – faixa que se amarrava em volta do corpo na altura da cintura
  2. Hoshen – Peitoral que levava consigo doze pedras representando as doze tribos de Israel com seus nomes gravados nelas
  3. Efod – espécie de avental

Azul, Púrpura e Carmesim são fios de lã tingidos com estas cores e tecidos juntamente com o ouro e o linho. O que faz neste caso ser permitido? Aqui temos um uso por necessidade de uma mitzvá. Nos casos em que se conflitam uma mitzvá positiva e uma mitzvá negativa a positiva prevalece[7]. O mesmo acontece no caso de um Brit Milá. Em Shabat está proibido fazer Brit Milá, mas como há a mitzvá de circuncidar a criança ao oitavo dia, se este se der em Shabat, tem que circuncidar. O mesmo não acontece se por motivos de força maior não se pode fazer o brit no dia que corresponde, aí já não pode ser feito no shabat pois já não é seu dia correspondente. Sendo assim, segundo a Halachá, sim os cohanim podem usar Shaatnez, porém unicamente no momento do serviço no Mikdash, se não for assim, passam pela proibição[8].

techeletEntendemos perfeitamente quando acontece um encontro casual entre duas mitzvot conflitantes, mas no caso dos cohanim temos um mandamento que em essência está em contradição com outra mitzvá. E o que dizer da idolatria que mencionamos acima? Bem, para isso recorreremos ao que Rambam explica no Guia dos Perplexos sobre a função do Mikdash e seu serviço[9].

As vezes se pensa que no mundo religioso tudo é proibido. Mas não é bem assim. Na verdade podemos dizer que tudo em essência tudo está permitido, apenas devemos saber quando, como, onde e em que circunstâncias.

Na época de nossos antepassados a idolatria era praticamente a única forma de religiosidade. A Torá nos é dada para nos ensinar a crença verdadeira no D’us verdadeiro e único.  Tinha-se uma ideia equivocada de adoração e serviço divino. Os povos antigos recorriam a representações físicas para personalizar a divindade e o que fez com que está fosse fragmentada segundo a quantidade de materiais ou conceitos dando origem ao panteão, repartindo a cada membro uma função. O ensinamento da Torá é o de reestabelecer a crença de Adam Harishon concentrando todas essas forças e materiais baixo a administração e supervisão de uma única divindade.

Isso já era exigir muito para aquela geração, afinal estamos falando de uma quebra de paradigmas. O povo não conhecia outra forma de servir e adorar a D’us que não fosse por meio de incensos, sacrifícios, meditação, etc. Sendo assim, para atender o estágio que a natureza humana se encontrava, explica Rambam, foi que Hashem ordenou o serviço do Mishkan. Em vez de se oferecer sacrifícios a outros deuses, em qualquer lugar e por qualquer um, a Torá nos ensina que sim pode se fazer o sacrifício, porém não em qualquer lugar, nem a qualquer D’us e nem por qualquer pessoa. Daí se ordena o uso do Shaatnez no mishkan para nos ensinar que inclusive as práticas idólatras podem ser aceitáveis, desde que no lugar, no momento e pela pessoa certa.

b-222409-28121033194Porém, não apenas aos cohanim foi permitido verstir shaatnez, mas também a todo Am Israel por meio da Mitzvá de tzitzit. Da mesma forma como os cohanim são separados dentre o povo para o serviço divino e são distinguidos por suas vestes, também Am Israel é separado dentre as nações para ser um reino de sacerdotes e é distinguido pelos Tzitzit que também podem ser feitos de linho (a roupa ou a manta) e de lã (o fio azul). Como está escrito na parashat tzitzit[10]:

לְמַעַן תִּזְכְּרוּ וַעֲשִׂיתֶם אֶת כָּל מִצְו‍ֹתָי וִהְיִיתֶם קְדֹשִׁים לֵאלֹהֵיכֶם

Para que recordem de todos os mandamentos e sejam santificados para vosso D’us

Dessa forma aprendemos que o Shaatnez está proibido para o uso de roupas comuns, mas está permitido para que nos santifiquemos a Hashem por meio de suas mitzvot, desde que façamos segundo o que é determinado por Hashem. Importante termos em mente que o ritual não é o principal mas sim a vontade de Hashem[11].



[1] Shemot 28

[2] Devarim 22:11

[3] Sefer Hamitzvot, Proibitivas 542; Guia dos Perplexos 3:37

[4] Vaikra 19:19

[5] Rambam, Explicação da Mishna Kilaim 9:8

[6] Shemot 28:5

[7] Mishne Torá, Impureza de Tzaarat 10:5

[8] Mishne Torá, Kilaim 10:32

[9] Guia dos Perplexos 3:32

[10] Bamidbar 15:40

[11] Yermiahu 7:22,23

Anúncios


Categorias:Curiosidades, emuná, Guia dos Perplexos, Parashá com Rambam

Etiquetas:, , , , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: