Bênção das Árvores


d794d793d7a8-d7aad7a4d795d796d799d79d-d7a4d799d7a8d795d7aa-329479490-319f54d06ohg9jmp79yark

“Abençoado sejas Tu, Senhor nosso Deus, Rei do Universo, que não destruiu nada em Seu mundo, e criou boas criaturas e boas árvores para o deleite dos homens”.

Esta benção foi decretada porque é uma fenômeno que vem de tempos em tempos de forma renovada, que uma pessoa vê árvores secas que o Criador as fez florescer, e ela recita apenas uma vez por ano e não mais.

E as mulheres também abençoarão pelas árvores no mês de Nissan.

Não se recita junto com ela a berachá de “Sheheheianu” prque se trata de um fenômeno que se repete muitas vezes no ano, não como Lulav. Os sábios apenas decretaram uma data específica para esta berachá. Em todo caso é bom ter consigo uma fruta nova (que não há comido há pelo menos seis meses e neste momento seja sua estação) e abençoar também com Sheheheianu.

Mezuzah Sefaradi

Kesherá y Mehuderete

130,00 ₪



O ideal é recitar a berachá pelas árvores dos jardins e pomares plantados fora da cidade, e em qualquer caso, isso não é necessário, por isso, se é difícil deixar a cidade por causa dos afazeres ou fraqueza, e ainda mais por receio de interromper o estudo da Torá, poderá recitar também pelas árvores dentro da cidade.

E o melhor é que se juntem a dez pessoas e todos juntos na entrada da cidade reunidos por um propósito Divino, em seguida, dizer: “Salmo regressa Hashem os regressados de Sião”, e “Salmo Aleluia exaltai a Hashem desde os ceus” etc., e terminam com a recitação do Kadish completo. É bom que alguém abençoe a benção em voz alta e o resto diga depois dele em um sussurro.

As bênçãos das árvores não devem ser recitadas exceto pelas árvores frutíferas, por árvores que não produzem frutos não se deve recitar a bênção. É suficiente com a presença de duas árvores, mesmo de espécies diferentes. Mas recitar por muitas árvores é o ideal.

Árvores híbridas, há quem diga que não se deve abençoar por elas, pois sua formação foi contra a vontade do Criador e não há que abençoar a D’us e agradecê-lhe dessa forma. Porém há aqueles que opinam que sim pode recitar a berachá pois ela é pela criação em geral, dessa forma sim se pode abençoar por uma árvore híbrida. Inclusive aquele que quer se apoiar na opinião de que não se deve recitar, que não o faça, porém não proteste. Em caso de dúvida sobre a berachá se pode tomar a opinião menos restrita, e em caso de que se possa perder a berachá, até os restritos podem abençoar por árvores híbridos.

Está permitido recitar a bênção pelas árvores sobre aquelas que estão dentro de três anos de plantação, mesmo que sejam proibidas de comer seu fruto, uma vez que não foram plantadas de forma proibida.

Tzitzit Camiseta

Em todos os tamanhos S, M, L, XL e XXL

R$55,00

É permitido recitar a bênção das árvores no sábado, e não há que temer a possibilidade de passar uma proibição de cortar flores no sábado por esquecimento. Mas a priori é melhor recitar a berachá nos dias de semana, quando não há medo de perder a bênção. Este ano Rosh Chodesh NIssan será no sábado, aqueles que não praticam o costume que recitar a berachá em Rosh Chodesh, é aconselhável recitar inclusive no shaba, pois os cautelosos antecipam.Pode-se também recitar a bênção pelo cheiro das árvores no sábado, mas não sobre o fruto para que vindo a vontade de comê-lo não esqueça e o recolha para si em shabat, que é uma ação proibida neste dia.

Se não recitou a bênção das árvores quando as viu com suas flores no início do mês de Nisan, no entanto, ainda poderá recitá-la depois ao longo do mês. quando se vê duas árvores frutíferas florescendo se antecipa em recitar a berachá o quanto seja possível. Não há que esperar para fazer quanto se tenha um minian.

Idealmente não abençoar no mês de Adar, mas deve esperar para o mês de Nisan, a fim de cumprir a obrigação segundo todas as opiniões. Mas se aconteceu que não pode recitar a berachá no mês de Nissan pode recitar no mês de Yiar.

Não perca esta preciosa bênção, pode apoiar-se nas palavras dos poskim que dizem que não deve ser em Nissan necessariamente, apenas que ainda hajam árvores florescendo.

E nos lugares onde as árvores florescem em Tishrei ou Cheshvan, eles são autorizados a recitar esta bênção no momento da sua floração, pois os sábios se expressaram no tempo presente. Da mesma forma, é permitido abençoar no mês de Adar quando as árvores deste lugar florescem no mês de Adar.

Este é o caso do Brasil, por exemplo que por ter um território continetal possui tempos distintos de florescimento para cada região. Há que se consultar os rabinos de cada região para saber quando é o melhor momento para recitar esta berachá. – Kaleb Lustosa

Se ele não abençoou até que o fruto cresça, já não se abençoa mais. E se as flores caíram e o fruto não amadureceu, também não pode abençoar. Em qualquer caso, uma árvore que começou a crescer parte de seus frutos, se ainda tem flores e botões, abençoa-se.

Um cego não recitará a bênção das árvores, pois esta berachá depende da visão. O caso não se assemelha a bênção “cria as luminárias” porque sua condição é de uma berachá de exaltação pela ordem da criação que o Sol brilha ordenadamente todas as manhãs, mas a bênção das árvores  tanto a Guemará como o Shulkhan Arukh escreveram com o verbo ver; que necessita ver e abençoar. Dessa forma o cego também não abençoa “das luzes do fogo” e nem “birkat halevana” pois dependem da visão.

E é correto ouvir de um emissário público que abençoa e cumpre pelos demais com a obrigação. O que abençoa com óculos, está permitido, pois a visão por meio de um vidro é uma visão completa. Inclusive se está usando óculos de Sol, também está permitido.

 


Por:
Rabi Shlomo Shraga Shlita

Dayan e Rabino-Chefe de Jerusalém

Anúncios


Categorias:Festas, Leis, Pessach

Etiquetas:,

1 reply

  1. Baruch hashem

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: