Mistura de Chametz Segundo Rambam


Há uns dias fiz a seguinte pergunta:
“Segundo Rambam, ao preparar a comida antes de Pessach nos damos conta que lhe caiu farelo de pão. Estaria permitido comer em Pessach?”
 
Esta pergunta gera polêmica, pois podem haver duas respostas opostas.
 
Os escritos de Rambam foram compilados e recompilados por muitos escribas. Pouco temos dos originais. A versão mais aceita é a Teimani (Iemenita) que também tem suas variações mas que em um todo mantem-se uniformes. Como é sabido, os iemenitas seguem, em sua maioria, a halachá segundo Rambam em 100%, diferente de outras comunidades que faziam uso de outros legisladores.
 
Há um site muito bom na internet que traz muitos textos judaicos em hebraico e inglês, falo do SEFARIA.ORG.IL, que é espetacular. Contudo, ele traz uma versão de Rambam com alguns problemas, um deles é a Halachá 5 do primeiro capítulo das leis de Chametz e Matzá.
 
Em sua versão ele traz: חָמֵץ שֶׁנִּתְעָרֵב בְּדָבָר אַחֵר תּוֹךְ הַפֶּסַח בֵּין בְּמִינוֹ בֵּין שֶׁלֹּא בְּמִינוֹ הֲרֵי זֶה אוֹסֵר בְּכָל שֶׁהוּא
 
Aqui se dá uma única opção de entendimento desta halchá, onde a mistura de chametz UNICAMENTE EM PESSACH estaria proibido em qualquer medida.
 
Contudo nas versões iemenitas dizem: חָמֵץ שֶׁנִּתְעָרֵב בְּדָבָר אַחֵר בָּפֶּסַח בֵּין בְּמִינוֹ בֵּין שֶׁלֹּא בְּמִינוֹ הֲרֵי זֶה אוֹסֵר בְּכָל שֶׁהוּא
 
Já nesta versão nos dá margem para entender de duas formas dependendo de onde colocamos a vírgula:

 

1- חָמֵץ שֶׁנִּתְעָרֵב בְּדָבָר אַחֵר; בָּפֶּסַח בֵּין בְּמִינוֹ בֵּין שֶׁלֹּא בְּמִינוֹ הֲרֵי זֶה אוֹסֵר בְּכָל שֶׁהוּא

 

2- חָמֵץ שֶׁנִּתְעָרֵב בְּדָבָר אַחֵר בָּפֶּסַח, בֵּין בְּמִינוֹ בֵּין שֶׁלֹּא בְּמִינוֹ הֲרֵי זֶה אוֹסֵר בְּכָל שֶׁהוּא

 
Na primeira opção entende-se que um alimento que se misturou nele qualquer medida de Chametz ANTES DE PESSACH está proibido na festa. Na segunda opção entende-se que um alimento que se misturou nele qualquer medida de Chametz EM PESSACH está proibido na festa. Mas se prestamos atenção no seguimento da halachá vemos que não faz tanta diferença, pois em nenhum momento Rabenu permitiu o Chametz, a não ser depois de Pessach.
Vemos no Capítulo 4:12 diz Rabenu que algo que se misturou Chametz e que de forma geral não é alimento, ou que não seja alimento para todo mundo (exceto para alguns), ainda que seja permitido tê-lo consigo, está proibido comê-lo até que se termine Pessach. Isso porque Rabenu se baseia em uma regra que diz que se deve ser restrito nas misturas de alimentos permitidos, porém restringidos por um determinado momento.
Em Leis de Alimentos proibidos 15:9 diz: “Chametz em Pessach, mesmo que ele seja das proibições da Torá, ele não o é exatamente assim. Porquanto que a mistura não está proibida sempre, pois depois de Pessach toda mistura está permitida, como foi explicado; por isso está [o Chametz ainda que misturado] proibido em qualquer medida, seja [misturado] com sua espécie ou com outros produtos”. Veja também a Halachá 12 deste mesmo capítulo.
Anúncios


Categorias:Curiosidades, Leis, Mishne Torá, Pessach

Etiquetas:, , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: