Bilam, o profeta


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Nos escritos bíblicos muitos são os relatos de aparições de anjos. Se tomarmos em conta os escritos apócrifos teremos centenas de relatos. Rezas e poesias para os anjos são comuns até o fim do período medieval. Tendo os anjos um papel principal na revelação divina eles passaram a ser referência de conexão entre o mundo material e o celestial.

Na bíblia encontramos muitos exemplos de contatos angelicais. O primeiro seria ao terceiro dia da circuncisão de Abraham quando neste dia caloroso o patriarca avista três homens peregrinos (conheça a discussão de Nachmanides e Rambam sobre as visões angelicais clicando aqui!). Neste relato se desenvolve um diálogo entre Abraham, Sara e um dos anjos. No decorrer da literatura sagrada encontramos muitos outros relatos de encontros e diálogos entre os profetas e os anjos.

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Nesta Parashá encontramos que pela primeira vez em que o encontro angelical não se dá com um tzadik. Bilam (Balaão) decide se encontrar com Balak, rei de Moab, afim de escutar a melhor oferta para lançar uma maldição contra o povo hebreu. Em sua viagem, montado em sua jume

nta, aparece um anjo com uma espada desembainhada. Nas duas primeiras aparições Bilam não pode ver o anjo mas sua jumenta se detinha em seguir viagem, pelo qual era fustigada. Na terceira vez a jumenta teria falado a Bilam dizendo “que fiz eu a ti para que me açoites, esta é a terceira vez”.

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Segundo Rambam, como já sabemos, as revelações se dão de forma sensorial no plano físico e de forma consciente apenas para Moshe Rabenu, e por meio de sonhos e visões em estado de inconsciência para os demais profetas. Aqui não se foge à regra e também neste relato Bilam teria entrado em transe e visualizado esta experiência.

O objetivo da profecia é de revelar à humanidade a vontade Divina. Neste aspecto, Rambam nos ensina que o nível de profeta pode ser alcançado por qualquer pessoa que se proponha a elevar sua alma no estudo e no conhecimento de Deus e do mundo, no aperfeiçoamento de suas qualidades e no auto controle[1]. Alcançar tal nível deve ser o objetivo de todo ser humano, e do judeu principalmente, pois o aperfeiçoamento do homem se dá desta forma[2].

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Traz Rabenu que qualquer pessoa pode ser “Santo dos Santos” no momento que decide por seguir os caminhos de Hashem se abstendo dos prazeres do mundo mas em seu lugar se completar em Hashem e em seu conhecimento, dedicando-se a seu serviço e carregando sobre si as aflições dos

demais. Quando alguém chega a este nível Hashem passa a ser sua porção e sua herança[3]. Quando qualquer pessoa, judeu ou não judeu, homem ou mulher, alcança este nível de aperfeiçoamento de sua alma Hashem pode segundo seu interesse se revelar de forma sobrenatural a este indivíduo, como traz Tana Debi Eliyahu: “testifico por Mim pelos céus e pela terra que estrangeiro ou israelita, homem ou mulher, escravo ou escrava tudo segundo suas obras assim o espírito santo advirá sobre ele[4].

Bilam, segundo esta linha de pensamento, havia alcançado tal nível. E como dizem alguns interpretes seria ele tão grande quanto Moshe Rabenu. Mas a ganacia o trouxe abaixo. Podemos aprender dessa história que nada está garantido para nós. Ninguém pode dizer que seu passaporte para o mundo vindouro está garantido, pois nasce o homem e o Yetzer Har’a está à porta nos esperando[5].

Devemos sempre buscar melhorar, ainda que já tenhamos cruzado um grande oceano de dificuldades e tenhamos alcançado lapidar um pouco nossas qualidades, o trabalho é sem fim e devemos seguir lapidando.

[1] Mishne Torá, Fundamentos da Torá 7:1

[2] Guia dos Perplexos Parte III Capítulo 37

[3] Mishne Torá, Leis de Shemitá e Yovel 13:13

[4] Tana Debi Eliyahu Raba 9

[5] Sanhedrin 91b

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Categorias:Parashá com Rambam

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2 replies

  1. Baruch HaShem pela Meditação!

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