Recopilações de Rambam no Iêmen


46929640_10212909974815351_963011932112027648_o

É sabida a tão próxima relação de Rabi Moshê Ben Maimon com os judeus de Teiman (Iêmen) ainda em seus dias quando liderava a comunidade judaica do Egito. Rabi Yakov ben Netanel, líder da comunidade judaica naquele país buscou os conselhos de rabenu Moshê por causa das duras perseguições que sua comunidade vinha sofrendo por parte dos mulçumanos. Em resposta, no ano de 1172, Rabi Moshê escreve a Carta ao Iêmen (Igueret Teiman), nela, Rambam estende seu apoio religioso, ético e humano aos judeus perseguidos no Iêmen, mesmo que isso viesse a colocá-lo em uma uma posição delicada frente a outros rabinos e poskim de sua geração e de gerações posteriores.

Talit Iemenita 60

Talit tradicional yemenita em 100% lã de ovelhas. Tamanho 60 (140/185cm). FRETE INCLUIDO

550,00 ₪

A atenção dada a esta comunidade fez que se criasse uma relação muito íntima e respeitosa. Os judeus iemenitas desde então passaram a ter a Rambam como seu possek. Na necessidade de se manter sua Torá, os sábios do Iêmen recopilaram no decorrer dos séculos todos os escritos de Rambam que estavam em seu poder. Manuscritos recopilados que durante séculos foram preservados e serviram de base para edições e publicações a partir do século XVI.

Aqui apresentamos o manuscrito recopilado de Sefer Shoftim (Livros dos Juízes) que tradas das leis referentes aos tribunais rabínicos, Sanhedrin, julgamentos, hereges e enlutados. Fotos: recopilação manuscrita no Iêmen datada de 1433.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios


Categorias:Biografia, Curiosidades, Mishne Torá

Etiquetas:, , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: