As Faces de Rambam


4631-lec10-1536x865Nenhum de nós obviamente vimos a Rambam pessoalmente, mas se nos forem apresentadas figuras de vários rabinos e dentre elas a figura atribuída a Rabi Moshe Ben Maimon certamente o reconheceremos facilmente. Relacionamos a imagem à pessoa com muita certeza. Qual das representações artísticas mais se assemelham a de Rambam?

Rabi Moshe Ben Maimon (Maimônides – Rambam) viveu no século XII, centenas de anos antes da primeira câmera fotográfica ser criada em 1839. Embora a fotografia fosse algo impossível para sua época certamente uma pintura ou escultura poderia ter sido feita em sua homenagem representando fielmente sua imagem. Mas até o momento não foi encontrada nenhuma imagem de Rambam datada de sua época. Se não há uma representação da época como chegamos à figura que conhecemos hoje?

ab20frost

Arthur Burdett Frost

A representação de Rambam mais conhecida em nossos dias é atribuída ao artista americano Arthur Burdett Frost (1851-1928) sobe encomenda para a revista Life para a edição de um artigo sobre os grandes filósofos da história, nunca publicado. No entanto Frost não teria criado a imagem do nada, parece ter se inspirado em uma figura que já circulava nos livros judaicos.

Isaac_Samuel_Reggio

Rabi Itzhak Samuel Regio

Circulava no meio judaico uma carta de Rabi Isaac Samuel Regio (1784-1855) de dezembro de 1843 para Solomon Stern na qual comentava a seu amigo haver descoberto uma figura de Rambam na obra “Thesaurus Antiquitatum” de 1744 publicado em Veneza por Blaisio Ugolino, o qual disse ter copiado de uma obra anterior chamada “ex-antiqua tabula”.

Há uma outra imagem também do século XVIII desenhada na Turquia pelo Rabino Itzhak ben Moshen Aben em sua obra sobre astrologia “Panim Bemishpat” onde o autor escreve no rodapé: “como me disseram”; transparecendo sua sinceridade artística e frisando que a imagem não é real.

Devido sua importância e o aumento dos estudos científicos de sua vida e suas obras Rambam ganhou novas caras no último século. Em Córdoba na praça de Tiberíades, na judiaria, no ano de 1964 foi erguido um monumento em sua homenagem de autoria do escultor Amadeo Ruiz Olmos.

Somos capazes de reconhecer a Maimônides por meio de suas “mil faces”. Mas o que nos faz realmente lembrar dele é o seu legado de conhecimento que nos há deixado.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios


Categorias:Biografia, Curiosidades

Etiquetas:, ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: