Tefilin com Correias Falsas


Este vídeo me chegou como parte do relato de uma experiência muito desagradável na compra de uns Tefilins. Vejam o que aconteceu…

Dois irmãos quiseram comprar Tefilin comigo. Infelizmente ainda não tenho como parcelar compras feitas fora de Israel, sendo assim não puderam comprar. Através de um contato em Israel conseguiram comprar uns Tefilin baratos de 1000 reais aproximadamente. Aí começa a dor de cabeça.

Os Tefilin não foram comprados das mãos de um Sofer, senão em uma loja de artigos religiosos. O dono parecia interessado, dedicado e preocupado em vender bons Tefilins. Quando os Tefilins chegam ao Brasil o Gabay da sinagoga pediu para vê-los antes que usassem. Então o Gabay me mandou o vídeo que compartilho com vocês agora.

Resulta que as correrias se descolam da cor preta que está sobre elas. Ou seja. Esse preto brilhante nada mais é que uma membrana sintética colada sobre o couro. Isto não está permitido! A cor preta dos Tefilin deve ser da pintura e não de outros produtos aplicados ao couro. Estes Tefilins, só por este fator estão inválidos para o uso. Ainda há que se vê o que há dentro deles, se há pergaminhos, se foi escrito com Dió etc.

Acesse o video no link abaixo:

https://www.facebook.com/plugins/video.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FKaleb.Lustosa%2Fvideos%2F2312372829032404%2F&show_text=0&width=261

Em princípio, um Tefilin assim ninguém pode certificar sua kashrut haja vista que não saber quem o escreveu e como o fez. Uma vez apresentando sinais de fraude, não se tem mais confiança em nenhuma de suas outras partes. A menos que se conheça o Sofer e sua reputação e se ateste ser uma falha isolada.

Portanto, caros amigos, muito cuidado onde e com quem adquire seus Tefilin, mezuzot, Meguilot e Sifrei Torá. Há detalhes que podem invalidar sem qualquer possibilidade de concerto.

Tefilin, Mezuzah, Meguilá e Sefer Torá se compram apenas das mãos de sofer Stam temeroso a Deus e reconhecido.

Halachat Rabeinu HaRambam

As correias dos Tefilins, tanto da cabeça como a do braço, devem ser pretas por fora pois assim é a Halachá Moshe Misinai (Menachot 35a; Mishne Torá Leis dos Tefilins 3:14). Ser de cor preta significa ser pintado de preto. A partir do momento que se aplica uma membrana sobre o couro este não está em essência de cor preta, senão que há uma três camadas: couro, cola, membrana. A prova é que a membrana sai por completo.

Felicidade a Todos!

Anúncios


Categorias:Blogando, Mishne Torá

Etiquetas:, , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: