Tefilin Mais Resistentes


Já falei em outra oportunidade sobre a qualidade das caixas dos Tefilin e sua diferença entre Dakot e Gassot. Se ainda não viu acesse o link: https://caferambam.com/2017/03/22/por-dentro-dos-tefilin/

Os Tefilin Gassot têm mais durabilidade que os Tefilin Dakot por serem feitos a partir do couro de vaca que é mais grosso que o coro de caprinos como é o caso dos Tefilin Dakot. Contudo, os Tefilin Gassot também possuem seu ponto franco, o seu “tendão de Aquiles”.

Gassa Or EchadQuando se fala de Tefilin Gassot em geral se refere a “Tefilin Gassot Or Echad“. São feitos a partir de uma única peça de couro de vaca. O couro da “Titura” (base do Tefilin) tem cerca de 5mm de espessura na parte inferior e outros 6.5mm na parte superior. Para que se tenha melhor proporção e para que o “Maavarta” (onde se passa a correia) não seja muito apertado se adiciona um marco entre a as partes chamado de “Pitung”. Sua aplicação se faz com colagem e ao fechar o Bait se costura.

concavidade Titura

Concavidade da base da Titura

Como o couro é ainda relativamente fino, está passível de deformação em decorrência da umidade, principalmente no caso de pessoas que transpiram muito. A deformação se efetiva com a maleabilidade do couro da base da “Titura” que está em contato com a cabeça formando uma concavidade que fragiliza toda a estrutura da Tefilá. Aparte da concavidade ocorre o descolamento do “Pitung” e o afastamento dos compartimentos perdendo, com o tempo, a forma quadrada.

espaçamento entre compartimentos

Afastamentos dos compartimentos

Alguém que tenha Tefilin Gassot e investiu como 2000 shekalim e não quer que isso ocorra, o que deveria fazer? Existe como tardar ou até mesmo evitar os efeitos da umidade sobre os Tefilin. Uma forma de evitar a deformação é posicionar a Tefilá da cabeça no lugar correto. Não se deve apoiar a Tefilá sobre a testa, nem que ela fique se equilibrando entre a testa e a cabeça. Esta é a região onde se tem maior transpiração. A posição da Tefilá é desde onde se nascem os cabelos (nessa região entre a testa e a cabeça) até o que conhecemos como “moleira”, metade da cabeça, onde nos recém-nascidos se tem a região mole porque os ossos do crânio ainda não se fecharam. Então, se deve colocar os Tefilin em cima da cabeça antes da metade do crânio, veja foto.

250px-flickr_-_government_press_office_28gpo29_-_e2809cslichote2809d_prayer_28329

Posição correta da Tefilá da cabeça

Outra forma de evitar a maleabilidade da base da “Titura” é aplicando uma camada de vaselina para inibir a absorção do suor.  A vaselina não se considera interrupção entre a Tefilá e a cabeça haja vista que ela será absorvida pelo couro sem provocar danos.

Existe uma categoria de Tefilin Gassot mais resistente chamada de “Mikshe“. Feitos a partir de um couro mais grosso originário do pescoço da vaca. Por ser mais grosso o couro tem cerca de 7 a 8mm de espessura. Sendo uma base mais sólida e espessa não se faz uso do “Pitung” não tendo qualquer colagem em seu processo de formação. Esses Tefilin não se deformam sobe os efeitos da umidade.

Interessado em adquirir Tefilin de qualidade e Kashrut certificada? Acesse o link: https://caferambam.com/loja/mezuzah-e-tefilin/ ou envie um e-mail para info@caferambam.com

 



Categorias:Curiosidades, STAM, Tefilin

Etiquetas:, ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: