Tefilin Charutzot


dsc_0889

O que são os Tefilin Charutzot?

Para responder a esta pergunta primeiro devemos saber como são os Tefilin por dentro.

A mitzvá da Torá dos Tefilin consiste em atar duas caixas de couro, uma sobre o braço e outra sobre a cabeça, com 4 porções da Torá: Kadesh li kol bechor (Shemot 13:1) Vehaia ki yeviachá (Shemot 13:11), Shemá Israel (Devarim 6:4) e Vehaia im Shamoa (Devarim 11:13). Na Tefilá do braço essas porções estão dispostas em um único pergaminho depositado em um único compartimento. Na Tefilá da cabeça, por sua vez, essas porções estão dispostas em quatro pergaminhos distintos e depositados em quatro compartimentos separados.

Tefilin Gassot Super Forte!

Tefilin Gassot “MIKSHE” – Parashiot Sefaradiot Mehudarot – Ribua Reguel e Mechuvanot – Caixas de couro mais espesso resistentes à umidade – Correias Feitas à mão. – Kashrut Badat’z Eidat Haredi

3.000,00 ₪

Há uma discussão se é suficiente que os compartimentos da Tefilá estejam separarados internamente por uma parede ou se eles devem ser independentes. Segundo a Halachá é suficiente que os compartimentos estejam separados (O. Chaim 32:38). Segundo a Halachá, a separação entre os compartimentos precisa ser notada mesmo por fora da caixa (Menachot 34a). Por isso mesmo os Tefilin Dakot peshutot têm as marcas por fora da caixa, mesmo sendo essa uma única caixa. Segundo Rambam (Leis de Tefilin 3:11) a fenda entre os compartimentos deve ser por toda a altura do compartimento até sua entrada. A fenda deve ser reconhecível e um fio de tendão deve passar entre os compartimentos.

Sendo assim, nos Tefilin mais baratos a caixa da cabeça tem as três linhas que demarcam os compartimentos gravadas sobre o couro, como três arranhões que contornam a caixa por cima. Os Tefilin Prudot são os que possuem os compartimentos separados e independentes sem qualquer comunicação entre eles.

DSC_0251

 

Há quatro categorias de Tefilin Prudot:

1 – Prudot, que são independentes até a metade de sua altura;

2– Prudot ad hasof, que são indepententes por completo
3 – Mechuvanot, que a parte de serem independentes recebem um fio de tendão que cruza entre os compartimentos por fora para evidenciar a separação e a independência.
4 – Charutzot, que possui um espaço entre os compartimentos por fora.

Nos Tefilin Charutzot o espaço que há entre os compartimentos é suficiente para passar uma folha de papel entre eles. Dessa forma se evidencia a total separação e independência entre os compartimentos. Também se pode ser o fio de tendão que cruza os compartimentos separando-os por completo.

Interessado em mais informações ou em encomendar o seu?

Mande-nos um e-maill: info@caferambam.com

ou por whasapp: +972546101789



Categorias:Curiosidades, Mishne Torá, STAM, Tefilin

Etiquetas:, , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: