Uma cidade de 9.000 anos


Aqueles que visitam com frequência Jerusalém devem haver percebido que ela é irreconhecível a cada ano nos últimos 10 anos por causa das obras de estrutura executadas em toda a cidade. Uma dessas obras é o alargamento das vias de acesso à capital israelense. Em uma dessas se encontrou, por acaso, restos de uma cidade muito anterior a Jerusalém!

9000-year-old-figurineNo ishuv Motza, ao lado de Mevasseret, 7km ao sul da Antiga Jerusalém, foi encontrado restos arqueológicos do que foi uma cidade do período neolítico que nos reporta a aproximadamente 9.000 anos antes da contagem comum. A descoberta é fascinante, pois até o momento os historiadores estavam certos de que na região de Judá só houveram pequenas aldeias desse período e que as cidades se concentravam na Ásia Menor. Mas as escavações nos mostram que também aqui existiu uma cidade com cerca de 2.000 habitantes!

Uma cidade bem projetada com ruas longas, armazéns, edificações públicas, casas e lugares de culto. Foram encontrados facas de silício e pontas de flecha o que mostram a atividade de caça como meio de sobrevivência. Também foram encontrados grãos de lentilhas que nos mostram a ocupação em campos. A cidade também teve contato com mercadores, pois foram encontrados restos de vidros originários da Ásia Menor que mostra comunicação entre as civilizações e a atividade comercial. Ou seja, uma cidade propriamente dita!

Tefilin Peshutim Revisado

APENAS 10 EM ESTOQUE! – Favor entrar em contato antes de proceder a compra! Tefilim KASHER LEBRACHÁ. Sem qualquer hidurim. Trata-se de Tefilim simples e de baixo custo, mas com kashrut certificada. O produto vem a atender o pedido do público por um produto mais em conta. Pode-se parcelar pelo PagSeguro!

1.000,00 ₪

Também foi encontrado um cemitério e restos mortais. Interessante dizer que entres os corpos se evidenciou a presença de restos um burro ao lado de uma pessoa, o que sugere que o animal serveria de auxílio em sua viagem espiritual pós-morte. Isso nos faz lembrar um personagem bíblico que tinha uma mula que lhe serviu de conexão entre os mundos físico e espiritual.

Os historiadores já dizem que a região de Jerusalém, mesmo antes da construção do templo pelo rei Shlomo, já era tida como um lugar de maior espiritualidade e de ofícios religiosos. A descoberta dessa cidade tão próxima, e até o momento única em toda a região, podem colaborar com esta afirmação.

Anúncios


Categorias:Blogando, Curiosidades, História e Arqueologia

Etiquetas:, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: