Bircat Leishev Basuká


sukkot-holiday-featureEstamos na festa de Sukot e nela cumprimos mitzvot como netilat lulav (agitar o lulav), lishev basuká (habitar na suká) e simchat hachag (alegrar-se na festa). Vemos aqui exemplos de mitzvot que cumprimos por meio de uma ação e mitzvot que não se necessita qualquer ação para seu cumprimento. Para cumprir o mandamento de netilat lulav deve-se tomar as quatro espécies em mãos; por outro lado, é muito relativo e subjetivo determinar a medida da alegria, a qual não necessita de uma ação específica, muito embora os sábios tenham sugerido formas de se alegras nas festas.

Talit Poliester

Talit Poliester nas cores Azul, Cinza, Preto Tamanhos 50 - 60 - 70 Valor com Frete incluido!

250,00 ₪

Para parte das mitzvot, os sábios determinaram que somente quando se põe a intenção de executá-las se cumpre com sua obrigação. A intenção vem com a finalidade de diferenciar as ações que executamos por e em kedushá (santidade) daquelas que executamos sem qualquer relação direta com Deus e sua Torá. Para alguns poskim (legisladores) a intenção é obrigatória para o cumprimento da Mitzvá [1]. Para atender a esta finalidade que os sábios decretaram a recitação de berachcá (bênção) para certos mandamentos. Assim, quando se cumpre com o mandamento de Suká deve recitar a berachá: “Baruch Ata Hashem Elokeinu Melech haolam, asher kideshanu bemitzvotav vetzivanu leishev basuká” (… e nos ordenou habitar na suká).

Sabemos que toda berachá deve ser recitada o quanto mais próximo à ação. Rabenu (Maimônides) defende a opinião de que a berachá SEMPRE ANTECIPA a ação. Se vamos fazer netilat yadaim primeiro se recita a berachá e depois se lava as mãos. Se vamos comer pão primeiro recitamos a berachá e só depois cortamos o pão para comer. Ao fazer netilat lulav, também, primeiro recitamos a berachá e somente em seguida tomamos as quatro espécies na posição que corresponde. O mesmo se aplica com a mitzvá de habitar a suká. Segundo Rabenu toda vez que entrar na suká para habitar nela (ou seja, cumprir a mitzvá seja dormindo, comendo ou até mesmo se sentando para estudar[2]) deve primeiro recitar a berachá ao entrar e logo cumprir a mitzvá[3]. Esta é a opinião de muitos poskim tais como: Rabenu Hai Gaon, Rif, Rashi, Gaon de Vilna.

Tefilin Chabad

Tradicional Tefilin Chabad caixas grandes 4x4cm Escrita ARIZAL Material de alta resistência e qualidade. Kashrut Badatz Eda Haredi.

3.550,00 ₪

Rabenu traz uma ressalva para o primeiro dia, onde se deve primeiro recitar o kidush e santificar o dia e só então recitar a berachá leishev basuká deixando a berachá shecheheianu para ser recitada somente depois de haver sentado[4]. Esta é a diferença entre Maran Shulchan Aruch e Rambam: para Maran se deve recitar as três kidush, leishev basuka e shecheheianu sem interrupção e só então se sentar e tomar do vinho[5]. Também para Maran a berachá antecede a ação pois ressalta que nos demais dias deve antecipar a berachá leishev basuka a berachá para o pão[6].

Embora muitos legislaram como Rambam que se deve recitar a berachá leishev toda vez que entre na suká para cumprir a mitzvá seja comendo, dormindo ou sentando, outros poskim entenderam que o principal da mitzvá é comer de forma que atrelaram a berachá às refeições e assim se acostumou a recitá-la apenas se comer[7]. Alguns poskim tomaram esta posição de forma mais extrema como Hagahot Samak (século XIII) que diz ser um erro recitar a berachá sem comer por ser isto o que se entende por habitar.

Mezuzah Sefaradi Mehuderete

Mezuzah = Bait Mezuzah + Envio

180,00 ₪

Baal Hatur traz a opinião de Rosh contra a orientação de Rambam, afirmando de que se tomássemos as palavras de Rambam a pé da letra deveria recitar o kidush antes mesmo de entrar na suká. Tur explica que se toda a preocupação de Rabenu é de não recitar a berachá depois de seu cumprimento, então deveríamos ter em conta que somente pelo fato de estar dentro da suká já estaria cumprindo a mitzvá. Segue Tur e traz a opinião de Rav Tzemach Gaon de que sim é verdade que se deveria recitar a berachá ao entrar na suká, mas, como a suká não é uma habitação fixa e ela só atende sua função quando sentamos nela para comer, se deve ordenar todas as berachot no momento do kidush (conforme a opinião de Maran)[8].

Assim se acostumaram a maioria das comunidades levarech leishev basuká apenas com as refeições e no kidush (inclusive no de Shabat) juntar todas as berachot nele. Esta postura não está totalmente contra a opinião de Rabenu, haja vista que quando alguém se esquece de recitar a berachá por uma mitzvá, em todo momento que sua ação ainda esteja em cumprimento ainda se pode levarech. De tal forma que sempre que estiver na suká se pode abençoar (ainda que para Rambam isso só seja válido quando se esquece ao princípio)[9].

Os que seguem a halachá das berachot como Rabenu, deve abençoar pela suká toda vez que entrar nela para cumprir a mitzvá. A berachá se recita apenas uma vez para muitas ações desde que se permaneça na suká. Se sair da suká por um tempo curto, mas ainda mantém a intenção de seguir com a mitzvá (exemplo: sair ao banheiro ou para trazer algo que tenha esquecido), não precisa voltar a recitar a berachá.

Moadim Lessimchá

  • Bircat Leishev Basuká
    Estamos na festa de Sukot e nela cumprimos mitzvot como netilat lulav (agitar o lulav), lishev basuká (habitar na suká) e simchat hachag (alegrar-se na festa). Vemos aqui exemplos de mitzvot que cumprimos por meio de uma ação e mitzvot... Read More ›
  • Sucá em 10 minutos
    Primeiramente temos que ter em conta que Sucá se refere a uma habitação temporária (M. Sucá 2a). Entendemos que ela deve ser um lugar habitável, portanto não pode ter menos que 80cm de altura e nem menos que 56cm quadrados. As paredes não precisam ser fixas (mas pode), porém devem aguentar o vento.

[1] Shulchan Aruch Orach Haim 60:4

[2] Leis de Shofar Suká e Lulav 6:5

[3] Idem 6:12

[4] Idem

[5] Ora Haim 443:1

[6] Idem 443:3

[7] O. Haim 439:8; Rama, Ranenu Tam, Baal Tosfot, Raavad, Maguen Abraham, Samak etc.

[8] Tur 443

[9] Leis de Berachot 11:5



Categorias:Curiosidades, Festas, Leis, Mishne Torá

Etiquetas:, , , , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: