Vida ou Vidas?


GN 23-1

Há situações, e não são poucas, nas quais lemos um texto bíblico entendendo-o de forma automática segundo as explicações de seus comentaristas e esquecemos de entendê-lo por si mesmo, dentro de seu contexto e sua literalidade. Obviamente que os comentários são enriquecedores e nos transcendem a compreensões extraordinárias do texto, mas devemos sempre parte do Pshat (literal). Primeiro devemos partir do que o “texto realmente diz” para então chegarmos no que o “texto nos quer dizer”.

Infelizmente na maioria dos casos quando escutamos o “texto nos quer dizer” não condiz com o que o “texto realmente diz” e devemos ter o sobriedade de entender as diferenças para possamos nos enriquecer com o entendimento da Torá em toda sua gama interpretativa (PaRDeS – Pshat, Remez, Drashá e Sod).

Tefilin Gassot Prudot

Tefilin Gassot Prudot (compartimentos separados) até a base. Caixas kashrut Eidat Haredit. Correias artesanais trabalho manual com opção de serem de cor preta dos dois lados. Preço inclui Envio

2.000,00 ₪

Em Parashat Chaie Sará temos no primeiro pasuk: וַיִּהְיוּ חַיֵּי שָׂרָה מֵאָה שָׁנָה וְעֶשְׂרִים שָׁנָה וְשֶׁבַע שָׁנִים שְׁנֵי חַיֵּי שָׂרָה

Ao fim do pasuk encontramos a expressão “shnei chaiei Sará” e logo nos vem em mente o entendimento de “duas vidas de Sará”. Não obstante, assim explicaram alguns comentaristas, como Saadia Gaon que disse:

“quer dizer [o “texto nos quer dizer”] que estes foram os dias de sua vida contados sobre eles dois [momentos] neste mundo, porém os contempla no mundo vindouro, onde não se aplica sobre ele os dois [momentos], porque ele não tem fim; como está escrito: ‘vida pediu de Ti que o dera, extensão de dias eternos’ (Tehilim 21:5)”

Talit Preto 60

Tradicional Talit em 100% Lã de ovelhas em listras de cor pretas. Tamanho 60 (140/185cm). FRETE INCLUIDO

400,00 ₪

Segundo Saadia Hagaon o “texto nos quer dizer” que Sará teve dois momentos em sua vida, que se entende relacionar-se ao anterior da maternidade e o posterior. Este entendimento é colaborado com o entendimento do termo vida (Chaim) no plural, como explica Ibn Ezra:

“Chaim [o “texto realmente diz”] plural e não se separaram”

Para Ibn Ezra o entendimento literal do texto é no plural: “e foram as vidas de Sará”. Mas Ibn Ezra também diz que não se separam e não sabemos ao certo ao que ele se referia com isso. Pode ser que ele tenha se referido ao fim do pasuk onde se diz “shnei chaiei Sará” onde não se deveria entender como “duas vidas de Sará” senão que se deveria entender [o “texto realmente diz”] “anos de vida de Sará”.

שְׁנֵי חַיֵּי pode ter dois significados: 1. duas vidas, se entendemos que Chaim é plural em todo o texto ou 2. anos de vida se entendemos que não é plural senão a forma padrão da Torá de escrever vida; ou se entendemos de Ibn Ezra que a pluralidade inicial não se aplica ao fim do pasuk.

Para entender um texto devemos recorrer ao padrão literário para os termos e expressões nele contidos e identificar situações onde haja uma possível quebra desse padrão. A palavra vida na Torá, por padrão literário, é expressada no plural; e isso não quer dizer que no Pshat Chaim signifique vidas, sejam elas neste mundo ou divididas entre este e o vindouro. A palavra Chaim apesar de ser plural (literariamente) seu entendimento é essencialmente no singular; e assim se apresenta em expressões como “espírito de vida”, “água viva” ou “Deus vivo”. E talvez seja isso que queria nos ensinar Ibn Ezra, que apensar de que a palavra seja plural não signifique que esteja se referindo a mais de uma vida.

Seguindo esta linha de raciocínio o entendimento do pasuk seria: E foi a vida de Sará cento e vinte e sete anos; anos de vida de Sará.

Outras palavras apresentam sua forma plural sem expressar, necessariamente, pluralidade, por exemplo: “maim” (água), “shamaim” (firmamento, céu) e “Elohim” (Deus).



Categorias:Curiosidades, Exegese, Parashá

Etiquetas:, , ,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: