Doutrina da Anulação dos Atributos


Hoje é Hilulá de Rabi Moshe ben Maimon, conhecido como Maimônides ou pelo acróstico RAMBAM. Em sua memória trarei em poucas palavras um pouco de seu pensamento.

Maimônides não foi apenas um rabino, mas um dos maiores sábios judeus de todos os tempos. E isso não exagero daqueles que o admiram. Nos estudos judaicos há personagens que marcaram sua época e foram responsáveis por influenciar as gerações posteriores. Temos a figura de Rabi Yehudá Hanassi que estipulou a escrita da Torá Oral, Rabi Akiva que formulou uma metodologia de estudo das mishnaiot, Isaac Lúria que estabeleceu a primeira decodificação do Zohar, Rabi Yosef Karo que agrupou as leis judaicas praticáveis em um códex sistemático de forma simples, Baal Shem Tov que deu início ao movimento chassídico e tantos outros.

Maimônides abarca algo especial. Juntamente com Rabi Yehudá Hanassi e Rabi Akiva, seu ensinamento influenciou a todo o povo judeu depois dele em qualquer que seja a comunidade judaica. De forma que se pode dizer que o pensamento judaico sofre uma mudança a partir de Maimônides onde se marcou uma nova era do pensamento judaico.

Todas as doutrinas teológicas de Maimônides foram amplamente discutidas em todas as épocas depois dele. Mas trago aqui uma em especial: a anulação de atributos em relação a Deus. Para apresentar esta doutrina ao leitor, uma vez sabendo que seu livro chegaria a mais gente além de Rabi Yosef Ben Yehudá, destinatário do Guia dos Perplexos, Rambam inicia esta obra com uma longa parte lexicográfica a fim de explicar que a Torá se expressa na linguagem dos homens. Ou seja, toda expressão de formas físicas ou atributos, sentimentos e sensações atribuídos a Deus são antropomorfismos para que o homem possa entender o Divino a partir de suas capacidades sensoriais de percepção da realidade. Pois o homem comum não é capaz de perceber a realidade sem ser por meio de seus sentidos.

Sendo assim, Maimônides defende que não há como o ser humano conhecer a Deus em sua essência e se apoia no relato do pedido Moshe Rabenu de ver a essência de Deus (Shemot 33). A resposta que Moshe recebeu foi de que Deus lhe mostraria toda sua bondade, mas sua face, ou seja, sua essência, não mostraria pois não a veria o homem e seguiria vivo. Sendo assim, Deus se faz conhecer pelos atributos a ele referidos e pela forma com a qual administra a criação. E aqui entra um paradoxo: pois, para saber quem é Deus deve-se eliminar tudo aquilo que Ele é até não restar nada.

A doutrina de anulação dos atributos não é apenas vir a dizer o que Deus não é para se alcançar um imaginário do que Ele seja, mas eliminar inclusive os atributos positivos da Torá sobre Deus pois tais atributos são meras expressões humanas para que possamos manter algo em nosso imaginário como um ponto de referência. Contudo, nenhum atributo, nem adjetivo, nem a negação de atributos antagônicos nos aproximam de fato do conhecimento de Sua essência e toda vez que atribuímos a Ele algum adjetivo ou ação limitamos sua essência e nos afastamos de seu conhecimento. A tal ponto que, inclusive dizer que “Deus está” é algo inconcebível, pois o “estar” requer ao menos a ocupação de um espaço e este é uma limitação física a qual é estranha a Deus que é incorpóreo.

Conclui Maimônides que inevitavelmente devemos usar atributos para traçar uma linha de referência a fim de satisfazer a debilidade humana de compreensão da realidade. Mas, que nos limitemos em usar os atributos revelados na Torá e decretados pelos sábios nos serviços das rezas diárias. Mas, devemos sempre ter em mente que eles não representam a essência divina.



Categorias:Curiosidades, emuná, Guia dos Perplexos

Etiquetas:,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: